Audi / Futuro

Audi h-tron quattro: conceito de SUV movido a hidrogênio

Na busca por energias limpas, a Audi apresenta no Salão de Detroit o carro-conceito h-tron quattro, que combina células de hidrogênio (que geram o equivalente a 150 cavalos) aliada a uma bateria com peso inferior a 60 quilos, que fornece mais energia sob demanda, entregando 136 cavalos adicionais – e que alimenta outros motores elétricos que impulsionam os eixos dianteiro e traseiro.

As frenagens ajudam a recarregar energia. Com entrega de torque de significativos 56,1 kgfm, o h-tron acelera de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h.

Além de não emitir poluentes, o h-tron utiliza apenas um quilo de hidrogênio para percorrer 100 quilômetros. Sua carroceria, com 4,88 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,54 metro de altura, foi projetada com foco aerodinâmico, atingindo o Cx de 0,27 (quanto menor este valor, menos resistência ao ar é gerada, o que favorece a eficiência geral do automóvel). Há também painéis solares no teto que fornecem mais energia para o conjunto mecânico.

Internamente, o h-tron se destaca pela central zFAS, que, através de radares, câmeras, scanner de lasers e sensores ultrassônicos, registra informações em tempo real do tráfego e ajusta os sistemas de assistência ao volante. O Virtual Cockpit, já presente em TT e A4, está no conceito em sua versão com displays curvados e compostos por LEDs orgânicos, que substituem os botões físicos (inclusive os que regulam os faróis e o ar-condicionado). Na traseira, os ocupantes contam com ajustes do ar-condicionado em tela sensível ao toque.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.