Impressões ao volante / Volkswagen

VW Golf: a paixão nacional volta a ser produzida no Brasil

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePrint this page

SAM_1558

A sétima geração do Volkswagen Golf começou a ser importada da Alemanha e, posteriormente, do México. Agora, após grandes investimentos na fábrica de São José dos Pinhais e qualificação de mais de 2 mil profissionais, o modelo passa a ser fabricado nacionalmente, mantendo seu padrão elevado de construção e ganhando novidades em suas versões. A mais significativa é o motor 1.6 MSI, de 16 válvulas e com tecnologia flex-fuel, permitindo usar etanol, gasolina ou qualquer mistura entre ambos.

SAM_1557 SAM_1686

Também há novas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático Tiptronic, com conversor de torque e seis marchas, de trocas precisas e imperceptíveis. O motor gera, com etanol, 120 cavalos e 16,8 kgfm de torque. Em dados de teste da Volkswagen, o Golf acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e chega à velocidade máxima de 188 km/h.

SAM_1598SAM_1634

Toda a qualidade de construção e acabamento que fez a fama do hatch da Volkswagen permanece no modelo nacional. O painel conta com aplique emborrachado e molduras que emulam aço escovado. Nesta versão, o volante revestido em couro agora conta com comandos do piloto automático, som e computador de bordo. Há também direção eletromecânica com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, trio elétrico e o sistema multimídia Composition Media, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, entradas USB, auxiliar, CD player e para cartão SD, visualizador de imagens, informações sobre o veículo, 4 alto-falantes e 4 tweeters.

SAM_1678

O Golf também merece destaque por sua segurança: vem de série com 7 airbags, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS, frenagem automática pós-colisão (após o acidente, intervém automaticamente até a velocidade cair para 10 km/h, evitando colisões secundárias), cintos de segurança retráteis de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, faróis de neblina com luzes de conversão estática e fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis.

SAM_1564

Durante o test-drive, chamou a atenção o equilíbrio do Golf em uma frenagem de emergência: a cerca de 90 km/h, um cachorro decidiu atravessar a pista. Sem precisar pisar fundo no freio, foi possível reduzir a velocidade com segurança. Nas curvas, o modelo também se mostrou muito estável. Não por acaso, o modelo recebeu nota máxima de proteção a adultos e crianças em cadeirinhas, nos testes de impacto frontais e laterais promovidos pelo Latin NCAP.

SAM_1562

O Golf nacional chega às concessionárias Volkswagen a partir de fevereiro em todas as suas versões. Além do Comfortline, também vão dar as caras os modelos Highline, com motor 1.4 turbinado com injeção direta de combustível e tecnologia Total Flex (ganhando 10 cavalos, totalizando 150 cv) e GTI (versão esportiva com motor 2.0 de 220 cavalos, agora com rodas aro 18” e sistema de som Fender de alta fidelidade).

SAM_1586SAM_1653

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePrint this page

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.