Serviços / Volkswagen

Fundação Volkswagen e Instituto Ayrton Senna efetivam aceleração do aprendizado em Teresina

IMG_20160826_235000

O principal objetivo da Fundação Volkswagen é oferecer uma oportunidade de ensino de forma intensiva e personalizada a alunos da rede pública com defasagem de aprendizado. Coordenando os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, a fundação promove seu projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem” em Teresina (PI), onde formará 115 educadores, beneficiando 1.874 crianças e jovens estudantes de 54 escolas municipais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e o Instituto Ayrton Senna, o projeto oferece as soluções educacionais do instituto: “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”. Equipes da Fundação Volkswagen e do Instituto Ayrton Senna acabam de fazer uma visita técnica a Teresina, acompanhando de perto a evolução do projeto e garantindo a excelência educacional.

IMG_20160826_235238

O projeto “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série de alunos do Ensino Fundamental, diminuindo a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem e o aproveitamento escolar, o projeto oferece apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, por meio de rodas diárias de leitura, oficinas de linguagem e utilização de jogos como meios de aprendizagem, entre outros, corrigindo problemas de alfabetização e matemática. Na sala de aceleração, os estudantes são preparados, para depois ingressarem na série adequada à sua idade; nessas turmas especiais são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, ampliadas suas habilidades e competências escolares.

imagem610

“O projeto educacional ‘Aceleração da Aprendizagem’ renova a esperança de alunos que estavam em defasagem de aprendizado, oferecendo uma nova oportunidade de ensino, de forma intensiva e personalizada. Ao ingressar na série adequada à sua idade, o estudante tem a possibilidade de se desenvolver intelectualmente, resgatar sua motivação e autoestima e sonhar com um futuro promissor. Com um trabalho baseado na ética e responsabilidade social, a Fundação Volkswagen reconhece que a educação é uma forma de promover a inclusão e a qualidade de vida”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

Durante a visita a Teresina, gestores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino analisaram, junto às equipes técnicas da Fundação Volkswagen e do Instituto Ayrton Senna, os resultados e desafios encontrados neste primeiro semestre de implementação do projeto. O objetivo é traçar as estratégias para os próximos meses e atingir as metas definidas para esta etapa da parceria.

imagem610-1

A parceria com o Instituto Ayrton Senna está permitindo que a Fundação Volkswagen ofereça seu projeto “Aceleração da Aprendizagem” em Teresina e também na cidade de Santarém (PA) com uma metodologia criada e desenvolvida pelo Instituto que conta com as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”:

Se Liga: é uma solução que alfabetiza crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não aprenderam a ler e escrever. Os alunos são enturmados em classes específicas e, ao serem alfabetizados, podem retornar às turmas regulares ou frequentar o “Acelera Brasil”.

Acelera Brasil: também é voltado a alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a fim de solucionar os baixos níveis de aprendizagem de crianças nessa faixa escolar. Os alunos são enturmados em classes específicas e podem recuperar até dois anos perdidos, para assim voltarem às turmas regulares.

Fórmula da Vitória: é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura, escrita e matemática.

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou nos últimos 12 anos, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.