Lançamentos / Renault

Renault Sandero, Logan, Duster e Oroch estreiam motores mais eficientes e econômicos

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePrint this page

Conhecidos pelo amplo espaço interno e ótima relação custo-benefício, a linha Renault agora conta com novos motores 1.0 três cilindros, para Logan e Sandero, e ainda o 1.6 16 válvulas SCe para Logan, Sandero, Duster e Duster Oroch, com potência que chega aos 120 cavalos.

O motor 1.0 três cilindros tem duplo comando de válvulas variável, acionamento por corrente e bloco e cabeçote feitos de alumínio. Este 1.0 gera 82 cavalos e 10,5 kgfm de torque com etanol a bons 3500 rpm. A tendência é que este novo motor se mostre mais elástico no uso. Além disso, o novo motor conseguiu fazer o Sandero ficar até 19% mais econômico: fez 14,2 km/l de consumo urbano com gasolina de acordo com o Inmetro. E os 13 segundos que cravou no 0 a 100 km/h nas medições da Renault são 8% melhores. No caso do Logan, a média urbana de 13,8 km/l com gasolina representa melhora de 16% no consumo. Já o 0 a 100 km/h de 13 s também é 8% melhor do que quando usava o motor antigo.

Já o 1.6 16V SCe possui maior rendimento: para Logan e Sandero serão 118 cavalos e 16 kgfm de torque a 4000 rpm e ainda haverá sistema start-stop (que desliga o motor momentaneamente em paradas para economizar combustível) de série. Para Duster e Duster Oroch serão 120 cv e 16,2 kgfm de torque. A Renault continuará oferecendo como opcional o câmbio Easy’R de trocas automáticas, além do câmbio manual de 5 marchas.

Com gasolina em ciclo urbano, o Sandero 1.6 ficou 19% mais econômico, com média de 12,8 km/l. O zero a 100 km/h se dá em ótimos 9,8 s. É o mesmo tempo do Logan, que crava consumo 13 km/l (melhora de 21%). O Duster equipado com o novo motor, por sua vez, faz 11,2 km/l (melhora de 18%) e chega aos 100 km/h em 11,8 s. A picape Oroch conseguiu fazer 11,1 km/l (melhora de 16%).

Outros responsáveis pela melhora na eficiência são a direção elétrica que substitui a hidráulica para Logan e Sandero e o alternador inteligente, que recarrega a bateria em desacelerações e frenagens.

E há ainda mais uma novidade: o retorno da série especial Sandero Vibe. Seu pacote de equipamentos inclui rodas de liga-leve aro 15 polegadas na cor grafite, faróis de neblina, detalhes cromados na carroceria, detalhes verde-fluorescente no interior e as mesmas lanternas acinzentadas do Sandero Stepway.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePrint this page

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.