Aventuras / Lançamentos / Nissan

Expedição Nissan Frontier: uma aventura única que revela as riquezas históricas do Piauí

A Nissan do Brasil, em mais uma prova de seu compromisso com o Brasil, realiza expedições em busca das origens do ser humano em nosso País. Primeiramente, a Expedição Nissan chegou a Minas Gerais; agora, a frota de picapes Frontier da marca passa pelo Piauí, nas cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, que abrigam diversos sítios arqueológicos com pinturas rupestres e vestígios como ossadas e utensílios utilizados por nossos ancestrais: os vestígios da vida pré-histórica possuem até 50 mil anos.

O primeiro dia da segunda etapa do projeto Expedição Nissan: À procura do início do Brasil começou, ontem, em Petrolina, Pernambuco, e percorreu um total de 440 quilômetros em direção ao Piauí passando pelo norte do estado da Bahia. Jornalistas e convidados se aventuraram pelo asfalto, trilhas de terra e até dunas de areia rumo ao Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na região da cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Com um conjunto de chapadas e vales, o local abriga mais de 900 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres.

A linha 2018 da Nissan Frontier conta com uma novidade: a versão SE, já disponível nas concessionárias e que passa a ser a versão mais em conta, mantendo o motor Biturbo Diesel de 190 cavalos, o câmbio automático de 7 marchas e a tração 4×4 com seletor giratório e função reduzida, além de equipamentos com o sistema inteligente de partida em ladeiras, controles de tração e estabilidade, controlador inteligente de velocidade em descidas, freios ABS com assistência de frenagem de emergência e bloqueio mecânico do diferencial traseiro. E superou com tranquilidade mais de 900 quilômetros pelos mais diversos terrenos e condições climáticas!

Os aventureiros enfrentaram terrenos acidentados de diversos tipos e passaram por lugares de beleza inigualável, como a Barragem de Sobradinho e o parque eólico Pedra do Reino. Na sequência do trajeto, a frota de Nissan Frontier enfrentou as dunas de Casa Nova, local onde ficava a cidade com o mesmo nome que foi coberta pelas águas da barragem na década de 1970. Depois a caravana seguiu rumo ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

O segundo dia da etapa começou cedo com a Trilha da Energia, que margeia alguns dos poucos paredões de montanhas que existem na região de grandes planícies de São Raimundo Nonato, no Piauí. Após o trajeto off-road, o grupo seguiu para o Museu do Homem Americano onde, além de conhecer a exposição permanente que retrata a história do Homem no continente desde 100 mil anos antes da chegada do colonizador branco, teve um encontro com a renomada arqueóloga Niède Guidon, cuja história se confunde com a do Parque Nacional da Serra da Capivara, o principal sítio arqueológico do Brasil. A importância do parque se explica, pois se trata de uma unidade de conservação arqueológica com uma área de 130 mil hectares que abriga mais de 900 sítios – a maioria deles contêm pinturas rupestres.

O Museu do Homem Americano foi criado em uma cooperação científica entre França e Brasil. Uma equipe formada por cientistas de diversos países trabalha nessa região desde 1973. Lá estão também as reservas técnicas que abrigam as coleções de material arqueológico, paleontológico, zoológico, botânico, bem como os laboratórios e os serviços administrativos da instituição.

A aventura prosseguiu rumo à Toca do Boqueirão da Pedra Furada. Ali, os aventureiros conheceram a arte rupestre de um dos sítios arqueológicos mais antigos das Américas em mirante com vista panorâmica. Também visitaram o Mirante das Mangueiras e a famosa formação rochosa da Pedra Furada. E, no terceiro dia, foram visitados os Sítios Toca do Pajaú, Toca do Barro e Paraguaio. A viagem transcorreu sem danos às picapes e com todos os participantes sãos e salvos, após tantos quilômetros percorridos. Esta aventura é mais um importante capítulo das Expedições Nissan, que irão percorrer outras regiões do Brasil no primeiro trimestre de 2018. E a Frontier, picape que encara qualquer desafio, estará à disposição de quem tem espírito aventureiro nas veias!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.