Impressões ao volante / Nissan

Nissan Frontier chega à linha 2019 mais confortável, segura e com versões para todos os gostos

A nova Nissan Frontier chega à linha 2019 com gama completa para atender a todos os tipos de consumidores, composta por quatro versões, que estão ajudando a picape a aumentar sua participação de mercado. Você já pode conferir toda a linha Frontier (S, Attack, XE e LE) nas concessionárias Japan Veículos em Teresina e Parnaíba. Ao dirigir a Frontier 2019 em diversas condições – sob chuva torrencial, estradas de terra em péssimas condições e também em estradas bem-conservadas – é possível comprovar que, além de robusta como sempre foi, a picape da Nissan evoluiu para proporcionar mais conforto e segurança para motorista e passageiros.

Agora, a Nissan Frontier 2019 é fabricada em Córdoba, Argentina – a fábrica recebeu um investimento de 600 milhões de dólares, e a picape foi testada em mais de 300.000 quilômetros por diversos tipos de terrenos e condições no Brasil e na Argentina. Seu chassi é reforçado, quatro vezes mais forte que a Frontier anterior, ao mesmo tempo em que é mais leve e eficiente. Além desse diferencial, a picape em sua linha 2019 passa a ter equipamentos como câmeras de Visão 360º, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema ISOFIX, seis airbags, entre outros.

Toda a linha Nissan Frontier traz motores movidos a Diesel, mais econômicos, além de tração 4×4 acionada por seletor giratório. Há novidades no interior, na suspensão, nas rodas, na direção, nas opções de transmissão (agora, há câmbio manual ou automático), e o motor Turbodiesel passa a contar com uma turbina na versão S e é Biturbo nas opções Attack, XE e LE.

Para melhorar a experiência de todos os ocupantes, a engenharia da Nissan fez aprimoramentos no conforto dos bancos, na parte acústica e na dinâmica do veículo. A direção, por exemplo, foi modificada e está ainda mais precisa nas respostas e bem mais leve para as manobras na linha 2019.

No banco traseiro, os assentos e encosto foram remodelados para aumentar o conforto dos passageiros. O ângulo do encosto, por exemplo, está 3,5 graus maior e a almofada do assento cresceu 12,9 centímetros no comprimento para aumentar o contato das pernas, tornando as viagens mais confortáveis. Além disso, todo o estofamento foi trocado, ficando mais macio. Outra novidade no banco de trás é a inclusão do apoio de braço dobrável com porta-copos embutido em todas as versões. Os passageiros do banco traseiro também estão mais seguros com a adoção do cinto de três pontos para todos, além de seis airbags (na versão LE), sendo que dois são de cortina para a parte traseira. A Nissan Frontier passa a trazer também o sistema ISOFIX para fixar cadeirinhas infantis.

A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais (única na categoria) e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para a versão LE). O sistema recebeu molas maiores visando melhorar a performance dinâmica e dar mais estabilidade e respostas mais rápidas na direção. Ao optar pela solução de unir o sistema multilink e molas helicoidais, a Nissan quis oferecer um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Tudo para oferecer uma melhor experiência de condução e maior durabilidade e conforto.

Mais uma evolução está no conforto para os ouvidos. Com a aplicação de para-brisas acústicos e isolamentos sonoros no para-lama, no capô, no console central e no painel, a cabine ficou até 5 decibéis mais silenciosa, de acordo com as medições da Nissan. É o equivalente à redução quando um caminhão passa a rodar de 90 km/h para 60 km/h. A picape Frontier passa a ser também a única do segmento a oferecer teto solar, diferencial que melhora a ventilação e o fluxo de ar, além da iluminação. E ganha, em todas as versões, o travamento automático das portas com o carro em movimento. O sistema ABS para frenagem também foi modificado. Os freios e os cilindros traseiros estão maiores para tornar a reação do pedal mais rápida e eficiente em relação à desaceleração do carro.

Umas das novidades em tecnologia da Nissan Frontier 2019 é a introdução da Visão 360º Inteligente. O sistema é formado por quatro câmeras (na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos) e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno da Nissan Frontier. Por meio da tela do sistema multimídia no painel, é possível analisar visualmente a posição do veículo em relação às marcas no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente, o que permite manobras com mais facilidade e segurança. O sistema está associado ao Detector Inteligente de Objetos em Movimento, que alerta o motorista por meio de um aviso sonoro quando – ao manobrar de ré – algum pedestre, carro, poste, criança, animal ou objetos estão perto do carro e não foram visualizados.

Outra novidade em tecnologia é a introdução do sistema multimídia A-IVI. Com tela de oito polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e CarPlay, assistência de voz e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Permite também a conexão simultânea de telefones celulares e dispositivos USB.

Inédita no segmento, a navegação de “porta-a-porta” é outra atração. Com ela, antes de se dirigir onde a Nissan Frontier está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custos na Play Store e no iTunes e deve estar instalado no smartphone. Além de ajudar na localização da picape em um estacionamento grande, por exemplo, ao ligar a central multimídia, a rota para o destino é automaticamente transferida para a tela da picape. Já o computador de bordo com tela colorida também recebe aperfeiçoamentos. Ele ganha novas opções de telas informativas: velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital.

A Nissan Frontier tem duas décadas de presença no mercado brasileiro. Foi o primeiro produto fabricado pela Nissan no país, no início dos anos 2000. São mais de 150 mil unidades vendidas no Brasil desde então. E a nova picape argentina resgatará outra tradição da marca Frontier: o sobrenome Attack.

O modelo 2019 traz adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição 4×4, estribos laterais, santantônio, rack de teto na cor preta, pneus todo-terreno, rodas escurecidas, o novo sistema multimídia A-IVI e controle de áudio no volante. É comercializada com tração nas 4 rodas e motor Biturbo Diesel de 190 cavalos.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.