Carhoo

Hatch, sedan, picape, SUV? Saiba qual categoria de carros mais se adequa a você!

Desde os primórdios da história do automóvel já existiam categorias de veículos de acordo com as necessidades dos motoristas e passageiros. Os pleitos dos consumidores são constantemente ouvidos pelas montadoras, tornando os novos carros cada vez mais confortáveis, seguros e eficientes. Mas afinal, qual seria a melhor categoria de automóvel para você? Vem conferir!

Hatches

Hatch é o diminutivo de hatchback, um automóvel com traseira curta, que normalmente vem com o conjunto de limpador/lavador traseiro. No Brasil, existem hatches dos segmentos subcompacto, compacto e médio. As principais vantagens do hatch são a maior facilidade para manobrar, por conta da traseira menor e da melhor visão pelo retrovisor interno. Hatches geralmente também são mais leves e prezam por garantir boa dirigibilidade ao motorista.

Sedans

Um sedã/sedan é um automóvel três-volumes: um volume do capô, outro da área para os passageiros e mais um para o porta-malas. A principal vantagem do carro sedan está na capacidade de seu porta-malas, que normalmente supera em cerca de 200 litros o volume para carga do mesmo carro na categoria hatch. Além disso, sedãs costumam reter maior valor de revenda na hora de trocar o veículo por um mais novo.

Picapes

Pick-up ou picape é um veículo com caçamba atrás, normalmente um compartimento separado dos passageiros para acomodação de carga. No Brasil, existem picapes mais compactas (Saveiro e Montana), picapes médias (Renault Duster Oroch) e as média-grandes (S10, Frontier, Amarok). As picapes geralmente são preparadas para rodar tanto de caçamba vazia quanto com sua capacidade máxima de carga, sendo bastante versáteis.

SUVs

Utilitários esportivos ou SUVs (sport utility vehicles) são os automóveis que mais se popularizam no Brasil. Normalmente eles contam com maior altura em relação ao solo, mais conforto em pisos esburacados, posição de dirigir mais elevada, maior espaço interno e estilo mais robusto. É importante ressaltar que a maioria dos SUVs da atualidade (compactos, médios e grandes) são feitos com carroceria monobloco, mas há também SUVs construídos sobre chassi, derivados de picapes (a Trailblazer é um exemplo).

Cupês

Os cupês ou coupés são carros de carroceria mais esportiva, normalmente de duas portas, embora hoje existam os “cupês de quatro portas”. São carros de altura reduzida, em que as portas geralmente não possuem moldura para a janela. Em geral, são carros em que a emoção prevalece sobre a razão.

Conversíveis

Sonho de consumo de muitas pessoas, os conversíveis são automóveis cujo teto pode ser removido, de forma manual ou elétrica, tendo capota rígida ou de tecido. Com este tipo de automóvel, é possível ter o gosto de desfilar pelas ruas de capota baixa.

Station wagons

As peruas, ou station wagons, já tiveram seus tempos de glória no Brasil nos anos 1980 e 1990, mas até hoje contam com muitos entusiastas. Elas possuem como principal destaque a área de carga ampliada, que as permitem carregar muito mais bagagens que nos sedãs e hatches. Existem opções de station wagons esportivas, como as novíssimas Audi RS 4 Avant e RS 6 Avant.

Minivans

As minivans se sobressaem pela ampla disponibilidade de espaço interno, posição elevada de dirigir e porta-objetos espalhados pela cabine. Uma das principais opções de minivan disponíveis no mercado é a Chevrolet Spin, que conta ainda com a opção de 7 lugares.

E você sabe em que lugar é possível tirar dúvidas online em relação ao veículo mais adequado para você? Sabia que neste mesmo lugar é possível encontrar ótimos preços e ofertas especiais (para carros novos e seminovos)? Vem conferir no Blog Carhoo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.