Novo golpe se utiliza de falso leilão de carros para atrair vítimas: saiba como não cair

Os golpes financeiros cresceram 44% no Brasil durante o período da pandemia, e é preciso estar constantemente alerta para não ser enganado e perder seu dinheiro. A onda dos estelionatários agora é a criação de leilões falsos, exibindo carros aparentemente bons e com valores abaixo aos normalmente pedidos no mercado. Foi o que aconteceu com o assistente de pós-produção Estevão Goldani, de 31 anos. Ele só descobriu que caiu em um golpe depois que fez o depósito do valor de um carro seminovo no qual estava interessado.

Os golpistas desenvolveram uma página com layout bem trabalhado e até um link para o Google Street View, para ver o suposto pátio de veículos oferecidos. Para dar os lances era necessário até enviar sua identidade, frente e verso por e-mail. Depois de arrematado o carro, alegadamente do banco PAN, foram enviadas as instruções de pagamento, um termo de arrematação e um link, para uma página falsa da Receita Federal, que mostrava que o CNPJ era idôneo. Por fim, o pagamento era feito à vista, como em todos os leilões e o dinheiro transferido para o suposto representante financeiro autorizado pela empresa, provavelmente um dos golpistas.

Interessado em contratar um seguro para o veículo, Goldani pediu os documentos do carro antes de buscá-lo, em São Bernardo do Campo, mas os organizadores do suposto leilão resistiram e não concederam os dados. Apesar de já ter conferido a reputação da empresa em sites de reclamações e ter encontrado muitos comentários positivos — provavelmente semeados pela quadrilha —, ele voltou aos endereços virtuais e, nesta nova ocasião, apareceram duas denúncias. Mas já era tarde demais: o golpe já estava consumado.

E como faço para não cair em um golpe?

A dica é procurar os leilões realizados por sites idôneos, transparentes e conhecidos. Um bom exemplo é o Carhoo, que possui uma área de leilão para lojistas (https://carhoo.com.br/lojistas), com todas as informações necessárias para arrematar o veículo desejado de forma fácil e segura. É bem simples: primeiro, é possível conferir com antecedência os detalhes, fotos e vistoria de cada carro; depois, se disputa o carro com outros lojistas, e o último lance é o arrematante. Por fim, após a confirmação do pagamento, você receberá o carro!

Se você não é lojista, não tem problema: pelo site de seminovos do Carhoo (https://carhoo.com.br/comprar) também é possível encontrar diversos automóveis de procedência por valores inferiores aos de Tabela FIPE! E é possível comprar o veículo desejado na maior segurança sem precisar sair de casa, através do WhatsApp da Carhoo. Acesse https://carhoo.com.br e confira!



Cars News :