Crash-Test / Fiat / Ford / Hyundai / JAC Motors / Kia / Toyota

Estes 5 carros tiraram nota zero nos testes de colisão: saiba quais

Para algumas montadoras de automóveis, segurança é um fator secundário: seus carros só trazem o que é obrigatório por lei para que possam ser vendidos. O Latin NCAP e outros órgãos de segurança viária mostram que a irresponsabilidade destas marcas de automóveis pode colocar em risco à sua vida – e a de sua família. Conheça agora os carros que tiraram nota zero nos crash-tests:

Fiat Argo e Fiat Cronos: Zero Estrela

O sedã e o hatch da Fiat zeraram o teste de colisão do Latin NCAP em dezembro do ano passado por oferecerem riscos sérios aos ocupantes, além de não trazerem nada além do que é cobrado em lei em termos de segurança. Com estruturas instáveis da carroceria, os dois modelos não trazem airbags laterais que protejam a cabeça nem outros itens mais avançados de assistência à condução.

Hyundai HB20: Zero Estrela

Outro carro popular e sem segurança alguma é o Hyundai HB20, testado em dezembro de 2020. O modelo também pecou na ausência de itens de segurança de série e na estrutura da carroceria que põe em risco a vida dos seus ocupantes. Sua pior nota, entre os quatro quesitos avaliados, foi no aspecto de proteção às crianças, mesmo quando elas estão instaladas em cadeirinhas infantis.

JAC Motors E-JS1: Zero Estrela

Somente com 2 airbags e sem dispositivos modernos de proteção, o carro da JAC foi o que recebeu a pior avaliação desde que o Latin NCAP instituiu os atuais critérios de análise da segurança veicular. Na colisão, o dispositivo que deveria cortar a corrente elétrica não funcionou, e os pneus do E-JS1 foram considerados inadequados no teste que simula um desvio rápido de um obstáculo na pista.

Ford Ka e Ford Ka Sedan: Zero Estrela

Em 2020, o Latin NCAP revelou que tanto o Ka Hatch quanto o Ka Sedan oferecem altos riscos de ferimentos para os seus ocupantes e não trazem os equipamentos importantes para evitar ou atenuar as consequências de um acidente. Logo após a divulgação deste resultado, a Ford encerrou a produção do Ka no Brasil, sem promover melhoramento no produto.

Kia Sportage: Zero Estrela

O utilitário esportivo também zerou o teste do Latin NCAP, por não ter o controle eletrônico de estabilidade e oferecer somente dois airbags. Avaliado em dezembro do ano passado, o Sportage provou que nem sempre um SUV é capaz de proteger apropriadamente os seus ocupantes.

Outros carros que tiraram nota baixa

Fiat Strada

A picape da Fiat não apresentou conformidade entre os modelos de Cabine Simples e Cabine Dupla em termos de segurança. A Strada alcançou uma mísera estrela nos testes do Latin NCAP este ano. Mesmo sabendo do resultado, a Fiat não realizou nenhuma melhoria na estrutura e nos equipamentos do modelo.

Toyota Yaris

Outro carro que decepcionou ao ser avaliado pelo Latin NCAP, em outubro do ano passado: obteve somente uma estrela nos crash-tests promovidos. O pior dos resultados foi o de proteção para os ocupantes adultos.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.